Lendas Folclóricas

As lendas folclóricas são estórias narradas por um povo.

0

Você sabe o que é lenda do folclore? As lendas são contos populares narrados por pessoas que os transmitem de geração a geração.

Grande parte das lendas brasileiras têm origens indígenas, contudo, receberam influências das narrativas tradicionais vindas com os africanos escravizados e com os portugueses.

Assim, com o passar do tempo, as lendas foram adaptadas e se tornando mais populares. Mesmo causando estranheza ou encantamento, elas representam o imaginário popular.

Vejamos quais são as principais lendas folclóricas do Brasil.

Lenda da Iara

A lenda da Iara é de origem tupi. Representada por uma bela sereia, Iara significa “Senhora das Águas” e é conhecida por atrair os pescadores com a sua doce cantoria.

Quando atraídos, ela os mata afogados e seus corpos não são mais encontrados. De acordo com a lenda, os homens que conseguem escapar de Iara, voltam à superfície desorientados. Assim, somente um pajé consegue desfazer o feitiço.

Antes de se tornar uma sereia, ela era uma inteligente e bonita índia que causava inveja, principalmente em seus irmãos.

Com isso, tomados por esse sentimento, eles resolvem matá-la. Entretanto, é ela quem consegue matá-los. Como castigo, Iara é jogada na faixa que marca o encontro do Rio Negro e Solimões e, assim, ela se torna uma sereia que passa toda sua existência visando matar os homens.

Iara folclore brasileiro

Lenda do Saci-Pererê

De origem tupi-guarani, a lenda do Saci-Pererê é uma das mais conhecidas do folclore brasileiro.

Ele é um menino negro que possui somente uma perna e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, além de fumar cachimbo.

Quando deseja andar rapidamente, ele usa o apoio de um redemoinho. Muito travesso e brincalhão, uma das coisas que ele mais gosta de fazer é assustar as pessoas.

Saci-Pererê

Lenda da Mula Sem Cabeça

A lenda da Mula Sem Cabeça envolve as mulheres que se relacionam afetivamente com um padre. Quando isso ocorre, elas viram uma Mula Sem Cabeça.

Esse personagem é representado por uma mula que tem uma chama de fogo no lugar da cabeça. Ela assusta tanto as pessoas quantos os animais.

É importante salientar que a história dessa lenda varia de acordo com a região do país.

Mula sem cabeça - folclore brasileiro

Lenda do Curupira

A lenda do Curupira também é de origem tupi-guarani e significa corpo de menino. Representado por um menino de cabelos vermelhos e pés virados para trás, o Curupira adora fazer traquinagens, assim como o Saci.

Protetor da fauna e da flora, ele assovia e despista os destruidores da natureza com os seus pés virados para trás. O objetivo é atraí-los para outros caminhos que não sejam os que levam às florestas.

Curupira folclore brasileiro
Curupira

Lenda da Caipora

A lenda da Caipora envolve a proteção da fauna e da flora. Assim como o Curupira, ela protege os animais e as florestas.

Ela ataca, desorienta ou assusta quem tenta prejudicar a natureza. De origem tupi-guarani, Caipora significa habitante do mato.

Com uma pequena estatura, de pelos e cabelos avermelhados, ela aceita presentes de quem deseja explorar a floresta, sendo o fumo seu objeto favorito.

Caipora
Caipora

Além das lendas aqui citadas, existem várias outras. Mencionaremos algumas:

Veja também:

você pode gostar também